ENQUANTO O UBER AVANÇA, TAXISTAS CHORAM COMO CRIANÇAS MIMADAS.

Reproduzido do blog.drall.com.br/tag/economia?print=print-search e editado p/ Cimberley Cáspio

taxista chorão 01Imagem: mascarilha.pt

TODOS SABEM,INCLUSIVE ÀS PREFEITURAS, QUE OS MOTORISTAS AUXILIARES DE TAXI SÃO EXPLORADOS À EXAUSTÃO. DIÁRIAS ESCORCHANTE,UMA FORTUNA DE PAGAMENTO MENSAL À COOPERATIVA, E RETENÇÃO DOS FERIADOS, QUE POR DIREITO, TODA RECEITA DO TRABALHO DURANTE O FERIADO, DEVERIA,DEVERIA, SER DO MOTORISTA AUXILIAR, SEM QUE ELE TIVESSE QUE PAGAR DIÁRIA, MAS OS EMPRESÁRIOS,DONOS DOS CARROS E DAS AUTONOMIAS, SUBTRAEM ESSE DIREITO DO MOTORISTA AUXILIAR, NÃO PERMITINDO QUE O TRABALHADOR TENHA TAL RECEITA COMO PARTE DE SUA RENDA PARA SOMAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA. FORÇANDO ASSIM, O MOTORISTA AUXILIAR DE TAXI, TRABALHAR ALÉM DO LIMITE, TENTANDO VENCER O CANSAÇO E O SONO, ESCOLHER CORRIDAS…TUDO ISSO,PARA PODER CUMPRIR O PERVERSO COMPROMISSO IMPOSTO AO TÉRMINO DE CADA TRABALHO. PAGAR À DIÁRIA E A COOPERATIVA.

HÁ EXCEÇÕES? SIM, HÁ EXCEÇÕES,PORÉM SÃO RARAS. NO MAIS, O RESULTADO É UM SERVIÇO MAL FEITO,PARTIR PRA PIRATARIA, OU SE ENVOLVER EM GRAVES ACIDENTES.CLARO,COM O BENEPLÁCITO DO GOVERNO ESTADUAL E MUNICIPAL. E PARA PIORAR, SÃO DESUNIDOS ATÉ NAS SUAS PRÓPRIAS COOPERATIVAS,ONDE NÃO SE ENTENDEM NEM MESMO ENTRE ELES.

E COMO O UBER SABE QUE EXÉRCITO DIVIDIDO JAMAIS GANHARÁ NENHUMA GUERRA, AVANÇA NO PERÍMETRO,GANHANDO RECEITAS E ACEITAÇÃO PÚBLICA. E AÍ, A CENA SE REPETE, COMO CRIANÇAS MIMADAS, OS TAXISTAS VÃO CHORAR COM O PREFEITO E O GOVERNADOR, A FIM DE PROTEGÊ-LOS CONTRA O AVANÇO DO UBER, E MENTINDO PRA POPULAÇÃO, QUE O APLICATIVO VAI TIRAR O EMPREGO DE MILHARES DE TRABALHADORES, COMO SE ELES SE PREOCUPASSEM COM ISSO.

SENDO ASSIM, MILHARES DE TAXISTAS SAEM PELAS RUAS PARA PROTESTAR JUNTO AO PODER PÚBLICO RECLAMANDO QUE O UBER É ILEGAL, QUE PRATICA CONCORRÊNCIA DESLEAL E REPRESENTA UMA AMEAÇA AO EMPREGO DE MILHÕES DE TRABALHADORES.

DIÁRIAS ESCORCHANTE, NÃO É ILEGAL, RETER À RECEITA DO FERIADO QUE POR DIREITO PERTENCE AO MOTORISTA AUXILIAR,TAMBÉM NÃO É ILEGAL, OBRIGAR O MOTORISTA AUXILIAR PAGAR INTEGRALMENTE A TAXA MENSAL DA COOPERATIVA,QUE EM ALGUNS CASOS CHEGAM A MIL REAIS, TAMBÉM NÃO É ILEGAL. PRESSIONAR O MOTORISTA AUXILIAR DE TAXI TRABALHAR ERRADO E LEVÁ-LO À EXAUSTÃO, TAMBÉM NÃO É ILEGAL, E GANHAR A ANTIPATIA DO PÚBLICO AO SERVIÇO DE TAXI, TAMBÉM NÃO É ILEGAL.

NO BRASIL, MANIFESTAÇÕES SEMELHANTES, OCORRERAM NAS CIDADES ONDE O UBER ESTÁ DISPONÍVEL: SÃO PAULO, RIO, BRASÍLIA E BELO HORIZONTE. NO DIA 28 DE ABRIL, A JUSTIÇA DE SÃO PAULO CONCEDEU UMA LIMINAR EM FAVOR DO SINDICATO DE TAXISTAS DO ESTADO, DETERMINANDO A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES DO APLICATIVO NO BRASIL SOB PENA DE MULTA DIÁRIA DE R$ 100 MIL. SEIS DIAS DEPOIS, A LIMINAR FOI REVOGADA APÓS O UBER RECORRER NA JUSTIÇA PAULISTA.

DESDE QUE FOI LANÇADO EM 2009 EM SAN FRANCISCO, NA CALIFÓRNIA, O UBER SE ESPALHOU RAPIDAMENTE PELO MUNDO: HOJE SÃO REALIZADAS DIARIAMENTE 1 MILHÃO DE VIAGENS EM 301 CIDADES DE 56 PAÍSES. E ASSIM COMO NO BRASIL, O SERVIÇO PROVOCOU FORTE REAÇÃO. A CHEGADA AO MERCADO BRASILEIRO OCORREU HÁ UM ANO, PRIMEIRO NO RIO DE JANEIRO, POR CONTA DA COPA DO MUNDO.

COM VALOR DE MERCADO DE US$ 45 BILHÕES, A EMPRESA É A SEGUNDA START-UP DE TECNOLOGIA MAIS VALIOSA DO PLANETA, ATRÁS APENAS DA FABRICANTE CHINESA DE SMARTPHONES XIAOMI, TAMBÉM PREPARANDO PARA BREVE SEU DESEMBARQUE NO BRASIL.

OS NÚMEROS ARRASA-QUARTEIRÃO SÃO TÍPICOS DO QUE OS ESPECIALISTAS EM TECNOLOGIA E EM EMPREENDEDORISMO CHAMAM DE PRODUTOS E SERVIÇOS “DISRUPTIVOS” – OU SEJA, QUE ABREM NOVOS MERCADOS E ACABAM POR DESESTABILIZAR SETORES INTEIROS DA ECONOMIA. PARA SER DISRUPTIVO, NÃO BASTA SER UMA MELHORIA, TEM QUE ROMPER COM O PADRÃO EXISTENTE. É ALGO QUE FURA A FILA. PRINCIPALMENTE SE O PADRÃO É INCOMPETENTE, FRACO E DESUNIDO,COMO A CATEGORIA DOS TAXISTAS.

“O UBER É DISRUPTIVO PORQUE NÃO É TÁXI, É OUTRA COISA: UMA PLATAFORMA DE TECNOLOGIA QUE CONECTA MOTORISTAS PARTICULARES COM USUÁRIOS SEM PASSAR PELO INTERMÉDIO DO PODER PÚBLICO. É UM PASSO QUE VAI ALÉM DOS APLICATIVOS USADOS PELOS TAXISTAS, COMO O EASY TAXI OU O 99TAXIS”, EXPLICA LULI RADFAHRER, PROFESSOR DE COMUNICAÇÃO DIGITAL DA ECA-USP, CONSULTOR EM INOVAÇÃO DIGITAL E COLUNISTA DE TECNOLOGIA DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO.

A PRINCÍPIO, QUALQUER PESSOA COM CARTEIRA DE MOTORISTA PROFISSIONAL E UM CARRO SEDAN DE LUXO NA GARAGEM PODE SE CANDIDATAR A SER UM MOTORISTA PARCEIRO DO UBER, FAZENDO BICOS PARA TER UMA RENDA EXTRA. NO BRASIL, POR ENQUANTO, O ÚNICO PRODUTO OFERECIDO PELA PLATAFORMA É O UBERBLACK, SERVIÇO QUE POSSIBILITA AOS USUÁRIOS SOLICITAREM CARROS DO TIPO SEDAN, COM MOTORISTAS – OS MODELOS MAIS USUAIS SÃO TOYOTA COROLLA, FORD FUSION E VOLKSWAGEN JETTA.

BASTA O MOTORISTA PAGAR UMA TAXA DE 20% POR CORRIDA PARA A EMPRESA E PREENCHER OS REQUISITOS (É NECESSÁRIO FAZER UM CADASTRO NO SITE DO UBER E ENTÃO PASSAR POR UMA CHECAGEM DE INFORMAÇÕES E ANTECEDENTES CRIMINAIS; O CANDIDATO PRECISA TAMBÉM TER UM CARRO MODELO SEDAN DE LUXO, COM BANCO DE COURO E AR-CONDICIONADO; E OS VEÍCULOS DEVEM SER NOVOS E CONTAR COM SEGURO QUE COBRE O PASSAGEIRO E O MOTORISTA). O MOTORISTA FÁBIO LUIZ MARQUES SANTOS, 44 ANOS, QUE ATENDE PELO UBER DESDE JANEIRO, AFIRMA QUE SEUS GANHOS LÍQUIDOS – ENTRE AS VIAGENS QUE FAZ VIA APLICATIVO E OS BICOS QUE REALIZA COMO MOTORISTA PARTICULAR – SOMAM R$ 2 MIL POR SEMANA. “TRABALHANDO SETE DIAS POR SEMANA, CONSIGO GANHAR MAIS DO QUE NA ÉPOCA DE CARTEIRA ASSINADA”, DIZ. ANTES DO UBER, SANTOS FAZIA TRANSPORTE EXECUTIVO, ATENDENDO ARTISTAS, EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS.

A QUESTÃO É QUE EM MUITOS PAÍSES, COMO O BRASIL, O TRANSPORTE REMUNERADO DE PASSAGEIROS SÓ PODE SER REALIZADO POR TAXISTAS, QUE RECEBEM UMA LICENÇA DO GOVERNO PARA ISSO. NA CIDADE DE SÃO PAULO, A LICENÇA, QUE ERA ENTREGUE GRATUITAMENTE DEIXOU DE SER FORNECIDA. HÁ MAIS DE 57 MIL MOTORISTAS CADASTRADOS NA PREFEITURA PAULISTANA, NO ENTANTO A ADMINISTRAÇÃO SÓ DISPONIBILIZA 33 MIL ALVARÁS. ISSO GEROU UM MERCADO ILEGAL DE ALUGUEL E VENDA DE AUTORIZAÇÕES, QUE CHEGAM A CUSTAR, DE ACORDO COM LEVANTAMENTO DE 2010, MAIS DE R$ 150 MIL EM LOCAIS COMO O AEROPORTO DE CONGONHAS, EM SÃO PAULO. AS AUTORIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS TEM CONHECIMENTO DISSO? CLARO QUE SIM. SÓ QUE MISTERIOSAMENTE NÃO INTERESSA ACABAR COM ESSA ILEGALIDADE.

SEGUNDO OS TAXISTAS, OS MOTORISTAS DO UBER ROUBAM O TRABALHO DELES, AO OFERECER UM SERVIÇO CLANDESTINO E NÃO PAGAR IMPOSTOS. “NINGUÉM PODE DETER A TECNOLOGIA, MAS O UBER É ILEGAL. PARA EXERCER A PROFISSÃO DE TAXISTA É PRECISO FAZER UM CURSO E RECEBER UM ALVARÁ DA PREFEITURA E O UBER NÃO FAZ NADA DISSO. SE TODO MUNDO CHEGAR AQUI E FIZER O QUE QUISER, VIRA UM PAÍS SEM LEI.” COMO SE ELES, OS TAXISTAS,CUMPRISSEM DEVERES E DIREITOS COM OS SEUS AUXILIARES.

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