EVO MORALES INAUGUROU MEGA-AEROPORTO CERCADO POR PLANTAÇÕES DE COCA.

ANF ​​/ La Paz-reproduzido de Página Siete-editado p/Cimberley Cáspio

O aeroporto em Chimoré na Bolívia possui a maior pista do país, mas serve uma comunidade de apenas 21.000 habitantes. 

No lugar onde antes era uma base militar dos EUA, agora há um aeroporto internacional para “operações civis e militares”. Este é o novo terminal aéreo Chimoré, província de Cochabamba ao lado do Chapare,  principais áreas produtoras de coca nos trópicos.

Com um ano de atraso na construção da obra, na noite deste sábado, o chefe de Estado Evo Morales, inaugurou o aeroporto que teve um investimento de 254,5 milhões de dólares e deveria ser entregue em 19 de Outubro de 2014. É um Aeroporto coextensivo com o aeroporto de El Alto: o comprimento da pista é de 4.000 metros e largura de 45 metros. O maior do país.

A diferença está nas pessoas, enquanto em Chimoré vivem pouco mais de 21 mil habitantes, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em El Alto, o número populacional é de 848.000 pessoas. Mesmo a pista do aeroporto de Chimoré é maior do que Viru Viru em Santa Cruz (3.500 metros de comprimento) ou Jorge Wilstermann de Cochabamba (2635 metros).

Chimoré,curiosamente sendo uma das maiores produtoras de coca dos trópicos,não só ganhou um mega-aeroporto,como também em junho passado, Morales deu a esta cidade um estádio com capacidade para 15.000 pessoas. O trabalho gerou uma onda de críticas sobre a sua construção no meio da selva espessa dos trópicos. Segundo o ministro da Presidência Juan Ramón Quintana, o aeroporto vai permitir a “exportação de produtos de nicho e também ureia e amônia a ser obtido a partir da planta Bulo Bulo.” Chimoré está distante aproximadamente 192 km da cidade de Cochabamba.

De acordo com dados do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) na Bolívia, Chimoré está bem no meio da maior plantação de coca dos trópicos, na região de Cochabamba, onde se produz 30%  da chamada “folha sagrada.” Curioso que o mega-aeroporto foi priorizado independente dos cinco anos de pedidos e protestos, em favor de um terminal aéreo na capital do Estado. Cochabamba é uma cidade universitária que atrai muitos estudantes estrangeiros devido o baixo valor das mensalidade de medicina. Entre as suas diversas universidades, a maior e mais prestigiosa é a Universidade Mayor de San Simon, uma das mais importantes do país. Conta, ainda, com várias outras universidades particulares de conceito como a Universidade Privada Aberta Latino-Americana – UPAL, Universidade Adventista da Bolívia, Universidade privada del Valle, a Universidade Franz Tamayo – Unifranz, e a Universidade de Aquino Bolívia – Fonte: Wikipédia.

Cidade de Cochabamba

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s