VENEZUELA: AO POVO À CRISE, AO GOVERNO, OURO E DÓLARES.

Por Frik Els- reproduzido de MINING.COM- editado p/ Cimberley Cáspio

Imagem: pt.dreamstime.com

A economia da Venezuela não só foi devastada pela queda dos preços do petróleo, que veio na parte traseira de anos de má gestão financeira do governo quase-socialista da nação latino-americana, como também pela corrupção generalizada no governo, no legislativo,e no judiciário.

Os próximos dois meses é tempo de crise para a Venezuela com mais de US $ 5 bilhões em vencimento de dívida e pagamentos de juros devidos antes do final do ano.

Reservas de divisas da Venezuela estão em baixa de 12 anos. Como à moeda torna-se mais escassa e totalmente desvalorizada, a escassez de produtos básicos suscita a ira dentro do país.

Enquanto suas reservas totalizam 15 bilhões e 350 milhões de dólares, menos de US $ 500 milhões são “reservas líquidas”, diz uma nova nota pelo Barclays relatado pelo FT “com o restante em ouro e empréstimos do FMI. Tudo isso significa que a Venezuela pode estar num buraco de US $ 10 bilhões neste trimestre. ”

A Venezuela tem o 16º maior tesouro do mundo em ouro. 361 toneladas a partir do início de outubro, que representa 67,3% das reservas do país. E como já se sabe, nenhum banco vai dar garantia para o ouro que está, na verdade, guardado em Caracas

O presidente Nicolas Maduro, em nome do banco central do país assinou um contrato com o banco norte-americano Citigroup para trocar $ 1 bilhão em dinheiro por cerca de 1.400 onças no final de abril, quando o ouro foi mudando de mãos para $ 1.200 a onça. Embora os detalhes do acordo não tenham sido divulgados, um cálculo simples mostra que Caracas pode ter recebido apenas cerca de US $ 800/ US $ 850 por onça.

Barclays espera um reposicionamento dos negócios antes do final do ano. Isso é 2,6 milhões de onças a preços de hoje. Ou 3,5 milhões de onças com base na quantidade de Abril e tendo em conta a margem de manobra limitada, que o país terá de negociar os termos.

Em novembro de 2011,a Venezuela repatriou cerca de 180 toneladas de ouro detidas em cofres de Londres e em outros lugares para armazená-lo no banco central de Caracas sob as ordens do falecido presidente, Hugo Chávez, em um esforço para “acabar com a ditadura do dólar.” Isso não foi tarefa fácil. Hoje quase todas as 361 toneladas estão localizadas nos cofres em Caracas. Mas isso não é onde o problema reside.

Nota do Editor: a verdade é que enquanto a cúpula dá dinheiro sem valor para o povo, essa mesma cúpula está abastecida com dólares e ouro; que negociando sem regras e sem lei,vai obtendo vantagens e adquirindo suprimentos, indiferentes ao inferno que queima à alma do povo venezuelano quando buscam o básico e não encontram, e se encontram, são obrigados a comprarem no mercado negro, onde o preço varia de acordo com a intensidade da crise. Quanto maior à crise, maior o lucro.

Assim é o governo, o ouro fica com ele, os dólares também, e dificilmente à crise chega nos palácios. Se o povo ainda pode ser controlado, e mesmo assim há possibilidade de reeleição, e se manter no poder, por que queimar pestanas? Qualquer coisa, é só botar à polícia pra bater forte e a galera se acalma.

Sabe quando o povo verá o ouro da Venezuela? Sabe quando o ouro será convertido em benefício dessa mesma população, que não consegue mais achar o básico, incluindo papel higiênico e também absorvente? Você já respondeu. Será que a oposição venezuelana quer o bem do país, ou quer também se apropriar das riquezas hoje em poder da situação, como aconteceu no Peru com a posse do presidente Ollanta Humala? Que quando oposição, bradava patriotismo e moralismo, e hoje, vendeu o Peru e a Amazônia peruana para os E.U.A instalarem bases militares.

Aqui no Brasil, para muitos, menos para mim, Lula não era à esperança? E não ganhou Fernando Henrique de goleada? Vendeu muito mais o país que Fernando Henrique, e pior, quebrou literalmente o Brasil.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s