JORNAL EXTRA PUBLICOU FALSA NOTÍCIA?

Por Cimberley Cáspio

Imagem: tonisaborie.wordpress.com

Notícia divulgada pelo jornal Extra no dia 14/09/2015, tinha como título “MOEDAS DE CENTAVOS DE REAL PODEM VALER UMA NOTA NO MERCADO DE COLECIONADORES.” Sendo assim, juntei algumas moedas e cédulas com características relativas segundo à reportagem, e fui nos dois endereços citados no jornal para quem sabe, fazer a venda e faturar algum. E no segundo endereço, fiquei surpreso ao saber que a notícia veiculada é falsa e que o jornal já está sendo processado na justiça pelo dono da RJ numismática citada na matéria.

O primeiro endereço que visitei foi à rua da Assembléia 61 – loja D, Centro do Rio de Janeiro, onde o porteiro do prédio me revelou que no local não há nenhuma loja que pratique tal comércio como revelou o Extra. Nunca houve DPL numismática no endereço citado.

Fui ao segundo endereço, rua do Ouvidor 139 – 2º andar,também no Centro do Rio de Janeiro, e chegando no local, há uma loja que comercializa moedas, porém, não moedas atuais. E o dono da loja que não quis ter o nome identificado, me falou que à RJ numismática, funcionava no local sim, porém fechou e o empresário entrou na justiça contra o jornal Extra por divulgar falsamente tal notícia, a qual, criou para ele, sérios problemas.

O empresário de antiquários da rua do Ouvidor 139-2º andar, conversando comigo, “falava que mesmo que fosse verdade, as moedas atuais apresentadas na reportagem, não tem nenhum valor que não seja o valor de face. Algumas até ele tem pra vender, porém quem quiser comprar, como moedas de 1 real com desenhos comemorativos no verso,por exemplo, ele vende por no máximo 5 reais, não mais que isso. Quanto às cédulas,inclusive de 100 reais, em que o jornal Extra relatou que podem ser vendidas por até 3 mil reais, não tem cabimento.” Ele compra moedas e cédulas antigas, mas mesmo assim, o valor não é o que o jornal afirmou na matéria, com exceção para moedas de ouro. “Com relação às moedas comuns de 1 real com desenhos comemorativos, como às Olimpíadas por exemplo, podem daqui há alguns anos valer alguma coisa, mas na verdade, hoje não tem nenhum valor a mais do que o valor de face, que é 1 real. Os valores que o jornal afirmou, não é verdade.” Enfim, o cumprimentei, e me despedi constatando que um jornal de grande circulação, como o Extra, também seja capaz de cometer tamanha irresponsabilidade. Será?

Aqui o link para à notícia: http://extra.globo.com/noticias/rio/moedas-de-centavos-de-real-podem-valer-uma-nota-no-mercado-de-colecionadores-16310113.html

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s