GOVERNO FEDERAL INVESTE NA PRIMEIRA CENTRAL DE LIBRAS EM SÃO PAULO.

Por Portal Brasil

O objetivo é facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva em atendimentos médicos, ou em audiências judiciais

 Primeira Central de Interpretação de Libras da capital paulista tem investimentos do governo federal

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, e o prefeito da São Paulo, Fernando Haddad, lançaram nesta terça-feira (22) a primeira Central de Interpretação de Libras da capital paulista com investimentos do governo federal. O equipamento tem como objetivo facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva em atendimentos médicos, audiências judiciais, entre outros serviços.

Segundo o secretário, trata-se de uma política de equiparação de oportunidades. “As centrais de Libras significam igualdade de oportunidades. Elas dão voz aos surdos e isso dá a eles independência”, avalia. O governo federal já implantou 32 unidades em todo o país.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a cidade de São Paulo possui 516 mil pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência auditiva, sendo 120 mil surdos ou com grande dificuldade em ouvir. Para este universo de pessoas, é fundamental uma mediação na comunicação, que pode ser feita de diversas maneiras, como a utilização de Libras e mensagens de texto.

Nota do editor: é importante também que o governo federal, inclua no ensino público através do MEC, a obrigatoriedade de inclusão do conhecimento de Libras aos alunos de todas as escolas do país, a fim de abrir novos horizontes e globalizar a comunicação entre quem é surdo e mudo e quem não é. 

Dessa forma,a comunidade dos surdos e mudos não ficará restrita somente entre eles, pois o conhecimento sendo de todos, a expansão se abrirá, destacando o país, um lugar de conforto e facilidade aos surdos e mudos, que não estarão mais restritos, e sim, livres para se comunicarem com quem quer que seja, resultando numa  interação perfeita. 

Não se faz isso com o ensino da língua inglesa? Por que não fazer o mesmo com a Libra?

Fonte: Portal Brasil, com informações da Secretaria de Direitos Humanos

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s