ANICETO JOSÉ CAMELLO É ALICATE.

Por Cimberley Cáspio

A charge é do Marcos Vinícius,filho do Alicate que lhe fez uma homenagem.

O taxista conversava comigo e me relatou à história de Alicate. Nunca guardou almoço pra janta. E sua extrema essência de justiça não só o faz intervir na sua própria defesa,como na defesa de um injustiçado,ainda mais se for flagrante. Aí Alicate endoida e usa todo o seu vocabulário “popular”. Seu nome é Aniceto José Camello,e todos o chamam de Alicate, o que acho mais fácil.

Alicate veio da roça,Venda das Pedras,zona rural de Friburgo. Já dormiu em andaime de rodoviária na capital do estado, já morou com um saudoso amigo viciado em maconha,que o hospedava em tempo de sua amargura, e tempos depois,mataram o seu hospedeiro,e alicate conseguiu sair pela tangente. É um sobrevivente.

Alicate é sortudo. Alguém lá de cima,com certeza, o ama,pois o sujeito sempre consegue sair das enrascadas.Dizem que o Alicate tem pacto com o saci-pererê, mas claro,ninguém acredita nisso. É pura balela.

Hoje o homem é taxista consagrado. Já foi presidente de cooperativa de taxi,renunciou ao cargo e agora está taxiando em outra cooperativa do município de São Gonçalo-RJ.

Sabe tudo. Monta e desmonta um carro-, mas tem também resposta na ponta da língua pra qualquer seta que lhe for apontada. Não ouse falar pra ele que Pelé é o rei do futebol,que tu vai ouvir,e vai ouvir alto,pois pro Alicate, Garrincha é que sempre foi o cara. Segundo ele,Pelé se fez nas costas de Garrincha,o que de certa forma até eu concordo com ele. E nem tente zoar o homem vascaíno,pois de maneira nenhuma ele aceitará sem retrucar. Vai discutir, com certeza. Não vai deixar ninguém falar mal do seu Vasco da Gama.

No taxi,gosta de rodar à noite e entra madrugada adentro. Não conhece o medo, e se tiver que levar um morador de área de risco,seja a hora que for,pode contar com Alicate. Se tiver barricada do tráfico,ele já conhece às regras,desce os vidros do carro, acende à luz interna,liga o pisca alerta, dá duas piscadas com o farol e prossegue. Já na barricada, explica para os soldados do tráfico que o cliente é morador,e autorizado,passa pela barricada e segue até o destino. Na volta, passando de novo pela “guarda” do tráfico,agradece,se despede e retorna ao ponto na cidade. É um sortudo,corajoso ou maluco? Você decide.Experiente,inteligente e astuto,provou que é. A verdade é que ele não deixa ninguém na mão. Se encontrar com alicate na madrugada,você está salvo.

Alicate é o verdadeiro representante do brasileiro heroico. Geração dos anos 70, uma espécia de hippie rebelde, e por ser tão aguerrido, vizinhos e colegas o respeitam e o honram. Tem no seu corpo às tatuagens reais daqueles que desceram ao inferno, lutaram e conseguiram sobreviver.

Mas claro, ninguém consegue sobreviver sem ajuda por mais valente que seja, e 3 amigos essenciais dividem com ele toda a sua vida que hoje a tem, o primeiro,Jesus Cristo,o segundo, Carlinhos Lobisomem,e o terceiro, sua esposa Nelcina.





Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s