GANA: JUDICIÁRIO DO PAÍS EXTRAPOLOU O LIMITE DA CORRUPÇÃO.

Por AccraReport-editado p/ Cimberley Cáspio

O Poder Judiciário nos países subdesenvolvidos,emergentes e até desenvolvidos, é foco frequente de incursão corruptora, se não for direta, é indireta, com permissão política para que seus membros possam receber salários de marajás a fim de que fiquem cegos e façam vista grossa aos diversos ilícitos praticados por diferentes autoridades e poderosos empresários de diversos setores.

Sendo assim, o Poder Judiciário em Gana, abusou e foi com muita sede ao pote, a ponto do escândalo  ir para o registro histórico do país como o  escândalo de suborno de maior gravidade em todo o continente africano, envolvendo 180 funcionários do Serviço Judiciário, os quais,foram flagrados em vídeo aceitando subornos e extorquindo dinheiro de litigantes.

Trinta e quatro dos culpados são juízes da Alta Corte e Tribunais Distritais. Alguns dos culpados também estão associados a escândalos sexuais, proveniente de uma investigação que durou dois anos sobre as práticas corruptas do Serviço Judiciário. O vídeo tem 3 horas de duração.

As informações são do Daily Graphic , num trabalho do jornalista investigativo, Anas Aremeyaw, que conduziu as investigações, e que está sob intensa pressão para não expor o vídeo como planejado.

Os que são contra a exibição do vídeo são da opinião de que ele vai constranger e paralisar o sistema judicial, enquanto aqueles que apoiam mantém à posição de que preferem eliminar os lotes ruins, e que sirva como um elemento dissuasor para quem pretende engajar-se em práticas corruptas na instituição.

Anas, desde então, apresentou uma petição ao Serviço Judiciário e está solicitando a destituição dos culpados, cujos nomes ainda serão divulgados . O jornalista e funcionários do Serviço Judiciário estão de boca fechada sobre o assunto, mas trechos de informação captados pelo Daily Graphic indicam que todos os funcionários afetados serão interditados, enquanto o Serviço Judiciário realizará à complementação de novas investigações.

Também emergiu que há imensa tensão na instituição de justiça do país africano, na sequência de rumores de que alguns juízes, que se sentaram em casos de alto perfil no passado, tenham sido identificados.

Cinco dos juízes disseram ter caído doente de repente. Outros estão articulando

com autoridades superiores para que se permita a que se demitam, em lugar de serem acusados.

Não está claro se os culpados serão punidos, mas uma alta fonte no Serviço Judiciário disse: “Nós temos recebido uma cópia da petição e  estamos olhando para a questão. O povo de Gana será atualizado com informações do processo em tempo oportuno. ”

O Poder Judiciário  é visto como uma das instituições mais corruptas do estado, e apesar de um par de juízes e funcionários terem sidos interditados ou demitidos por atos ilícitos, este novo vídeo capta explicitamente juízes e funcionários judiciais extorquindo dinheiro e recebendo subornos.

Um casal de advogados, com quem o Daily Graphic falou, disse que também haviam reunido algumas informações sobre o escândalo. Falando sob condição de anonimato, disseram que a situação é extremamente grave, e expressou a esperança de que o fato abalará o sistema judicial do país. O público está animado sobre a preparação para a exibição do vídeo.

A mídia social está repleta de informações sobre o suposto escândalo, mas ainda não há nomes. Anas, em um encontro recente na mídia, deu indício da magnitude de suas últimas investigações.

A Iniciativa de Integridade Gana (GII), durante anos consecutivos citou o judiciário como uma das instituições mais corruptas do país. O Judiciário também tem estado no radar do Instiute de Assuntos Econômicos (IEA) .

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s