CORÉIA DO NORTE PROCURA INVESTIDORES PARA CERVEJARIA.

SEOUL | POR JAMES PEARSON – editado p/ Cimberley Cáspio


Líder norte-coreano Kim Jong Un, fala durante a 4ª Conferência Nacional de Veteranos nesta foto sem data, divulgados pela Agência de Notícias da Coréia do Norte Korean Central (KCNA) em Pyongyang 26 de julho de 2015. REUTERS / KCNA

Líder norte-coreano Kim Jong Un, fala durante a 4ª Conferência Nacional de Veteranos nesta foto sem data, divulgados pela Agência de Notícias da Coréia do Norte Korean Central (KCNA) em Pyongyang 26 de julho de 2015. REUTERS / KCNA


REUTERS / KCNA


Para os mais ousados ​​investidores do mercado de fronteira: a Coréia do Norte está convidando investidores estrangeiros para financiar uma nova cervejaria em Wonsan, uma cidade portuária onde o líder Kim Jong Un tem grandes ambições de desenvolvimento.


O país isolado anunciou recentemente mais de 100 projetos distintos que procuram  investimento estrangeiro na Zona de Desenvolvimento Wonsan-Kumgang, uma região montanhosa onde o líder Kim mantém palácios e uma residência de verão.


“Eles estão olhando para isto como um novo pólo de negócios e turismo do Leste Asiático”, disse Michael Spavor, um consultor independente que está ajudando um comitê de investimentos a buscar mais de US $ 150 milhões em fundos estrangeiros, inclusive para a cervejaria.


“É uma área agradável, na costa, e tem as mesmas qualidades e infra-estrutura de Shenzhen e Hong Kong,” disse Spavor, que vai liderar uma delegação de investidores para Pyongyang no próximo mês para discutir a cervejaria e outros projetos.


A Coreia do Norte é o lar de mais de 20 zonas econômicas especiais de desenvolvimento e que utilizam uma taxa de câmbio de mercado, e contêm leis econômicas separadas, mesmo permitindo que as entidades estrangeiras possam processar o Estado em caso de uma ruptura de contrato.


Ainda assim, o país empobrecido, cuja economia planejada anteriormente ao estilo soviético, esteja cada vez mais orientada para o mercado, não tem um forte histórico de atrair ou proteger os investimentos estrangeiros.


Orascom Telecom do Egito, que corre Koryolink baseado em Pyongyang – única rede de telefonia móvel do país – não foi capaz de retirar os seus lucros provenientes da Coreia do Norte, apesar de uma base de assinantes de 2,5 milhões, de acordo com um arquivamento regulador no primeiro trimestre.


“A maioria dos investimentos estrangeiros na Coréia do Norte tem terminado mal, mas a maioria dessas pessoas tinham conhecimento muito superficial do lugar e não tem ligações privilegiadas”, disse Andrei Lankov, professor da Universidade Kookmin, em Seul.


“Aqueles que fizeram, ou fazem um bom dinheiro, tendem a permanecer muito silenciosos sobre o seu sucesso, porque não querem atrair à atenção – a partir de qualquer lado”, disse.


Muitos pretensos investidores são dissuadidos pelo isolamento do governo de Pyongyang, que está sob sanções pesadas sobre seu registro de programa e dos direitos humanos, devido à política nuclear.


“GOSTOS GRANDES”


Também em disputa em Wonsan estão um terminal de ônibus, restaurantes, postos de gasolina e a renovação de um hotel do governo na beira da água  por $ 90 milhões, de acordo com documentos vistos pela Reuters.


“A cervejaria tem como objetivo produzir 50 milhões de litros de cerveja por ano: 20 milhões de litros de cerveja e 30 milhões de litros em garrafas de plástico,” disse.


Infra-estrutura deficiente e aumento da demanda significa muitas cidades norte-coreanas produzindo suas próprias cervejas, embora nenhuma venda tão bem como taedonggang Beer, uma cerveja produzida em uma fábrica feita a partir de peças britânicas velhas que foi pessoalmente reformada pelo falecido líder Kim Jong Il.


A cerveja é frequentemente descrita como a mais saborosa do que suas concorrentes mais leves da Coreia do Sul, uma comparação que irrita Seul.


“Cerveja norte-coreana gosto muito e apesar da grande demanda por ela, na costa leste, não há nenhuma fábrica de cerveja em larga escala na região capaz de gerar a oferta”, disse Spavor.


(Reportagem de James Pearson)

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s