INSISTIR CONTRA O UBER É BURRICE POLÍTICA.

Por Cimberley Cáspio

taxista-raiva-da-estrada-38181781Imagem: pt.dreamstime.com

Em Nova York uma autonomia para táxi, custava até a entrada do Uber, 4 milhões de dólares. Com a entrada do Uber, que mesmo sob fogo cerrado da poderosa prefeitura da cidade e da multibilionária cooperativa de taxi, esse valor foi caindo na influência do avanço do aplicativo, que não cedeu e foi ganhando terreno.

O prefeito da cidade Bill de Blasio, comprometido com os magnatas dos amarelinhos novaiorquinos,gritava aos quatro ventos, – ILEGAL, ILEGAL -, e o Uber fazia ouvido de mercador e avançava; e nesse avanço, ganhou apoio importante não só da população,como também de celebridades, o que fez com que o prefeito da cidade glamour ainda ponderasse, mas já não radicalizava tanto contra o aplicativo, porém agora sob pressão dos magnatas das cooperativas de taxi, e não mais por questão pessoal.

A autonomia então caiu para 2 milhões de dólares, o cartel dos taxis amarelos de Nova York já começava trincar, e o estrago já se fazia sentir pelos poderosos das cooperativas da cidade Luz.

E o Uber com grande apoio dos passageiros, avançando cada vez mais, mexeu de vez no vespeiro, a ponto de empresários ligados ao setor de taxi, tendo alguns a propriedade de 1000 autonomias, e sentindo uma nuvem negra no horizonte,decidiram se desfazer dos milionários “alvarás”, antes que no futuro não venha a valer mais nada, enquanto outros se preparam para abrir falência.

Indiferente ao fogo cerrado, enxurrada de processos na justiça, o Uber continua avançando, até que hoje, já se encontram autonomias à venda por 800 mil dólares. E o prefeito de Nova York, na altura do campeonato, já refaz o modo de agir em relação ao Uber, pois se insistir contra o aplicativo, pode fatalmente influenciar de forma negativa na sua carreira pública de gestor da cidade que não dorme.

O que acabamos de assistir, é que em algum lugar do passado de Nova York, taxistas influentes no poder municipal, criaram um monopólio com ajuda desse poder, e viraram magnatas. Já imaginou sendo dono de 1000 autonomias para taxi, no valor de 4 milhões de dólares cada uma? Até a entrada do Uber na cidade,por quanto tempo os magnatas dos taxis novaiorquinos, não vinham desfrutando de uma vida nababesca com todos os luxos que tal monopólio lhes proporcionava, e que ainda proporciona,mesmo com queda de valor da licença?

Acontece que lá, é como aqui. Hoje, uma autonomia para taxi nas grandes e médias cidades brasileiras, custam por volta de 150 mil reais, podendo chegar a 200 mil reais, claro que a venda é ilegal, mas o comércio é explícito, e no ato da transferência, o registro é feito como doação,e nunca como venda. E aqui também há magnatas do setor, que possuem 1000 autonomias,ou mais que 1000, além de vários taxis. Só que o medo das cooperativas de taxi no Brasil, é despencar também o preço das autonomias como está acontecendo em Nova York, e quem sabe, chegar a ponto de perder valor comercial e vir a ser uma licença comum,como qualquer outra. E para não perder a vida nababesca que muitos magnatas do setor de taxi aqui no Brasil desfrutam, vão usar todo o poder de fogo de suas influências políticas junto às prefeituras e o estado.

Mas se de repente o Uber começar a ganhar também o apoio público de celebridades brasileiras, os gestores municipais e estaduais,poderão mudar a maneira de agir,assim como mudou o prefeito de Nova York, que olhando a médio prazo,a farinha política pode ficar pouca, e o melhor seria garantir logo o pirão primeiro, quer dizer, ao invés de reprimir o Uber e perder politicamente, que tal uma “harmonia” entre às partes? Melhor perder pouco, do que perder de zero. E se faltar inteligência, pode perder até de goleada e ficar na geladeira para sempre. E sentir “friagem”, e nunca mais degustar do sabor do poder,é coisa que político nenhum quer. Se aposentar no poder,sim,mas ostracismo não.

Fonte: folha de São Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/08/1663709-simbolos-de-ny-taxis-amarelos-amargam-derrotas-para-aplicativo.shtml

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s