HO CHI MINH,LIDERANÇA ASIÁTICA QUE KIM JONG-UM PRECISA TER UMAS AULAS.

Por Cimberley Cáspio

HO CHI MINHHo Chi Minh – 1921

KIM JONG-UMKim Jong-un

O objetivo,o mesmo,a unificação do país. Mas a diferença entre um e outro,é radicalmente diferente.
Ho Chi Minh,com 21 anos,conheceu o mundo,sendo cozinheiro de navio,e aproveitou a sua juventude para se dedicar ao aprendizado do foco que queria,e dessa forma,mergulhou em combates acirrados contra inimigos poderosos,a princípio,as forças armadas francesas,onde se tornou uma liderança para o seu povo.

Se quer aliança,precisa ganhar simpatia e confiança. Dessa forma,Ho Chi Minh, sabia que se ganhasse a simpatia e confiança do povo do campo,teria mais chance de concluir o seu objetivo. Tanto é ,que criou os 8 mandamentos de Ho Chi Minh:

1) Não estrague a terra ou as colheitas.
2) Não insista em comprar ou pedir emprestado aquilo que as pessoas não querem vender ou emprestar.
3) Mantenha a palavra.
4) Faça os camponeses sentirem-se livres.
5) Ajude-os no seu trabalho diário.
6) No tempo livre, conte histórias simples e engraçadas que estimulem a resistência, mas não conte segredos militares.
7) Sempre que possível, compre coisas para aqueles que moram longe do mercado.
8) Ensine à população noções de cidadania e higiene.

Sem formação intelectual,mas com uma boa formação de liderança e combate,enfrentou agruras nas guerrilhas,contra o exército francês,onde além de ter obtido uma grande vitória, aprendeu e se capacitou para enfrentar depois,o maior e último obstáculo à que se destinava,o poderoso exército americano.E totalmente capacitado,chegou vitorioso ao seu objetivo,independente de ter falecido em 1969,mas em 1975, o exército de Ho Chi Minh,conseguiu o feito histórico e inédito,que foi,derrotar o poderoso exército americano,e concluir a unificação do Vietnã,e hoje,ter o seu nome glorificado no país,não por pressão,e sim,por mérito,disputando agora o Vietnã com o Japão,o posto de segunda maior economia da Ásia.

Kim Jong-um, na verdade,estava fora dos planos do pai Kim Jong-II ,pois o favorito,seria o seu irmão mais velho,Kim Jong-Nam ,a governar a Coréia do Norte,porém,no ultimo ato,num momento surpresa,o pai mudou o plano,e deu o governo da Coréia do Norte ao seu filho do meio,Kim Jong-um.

Diferente de Ho Chi Minh,que chegou a liderança do Vietnã do Norte por mérito,a presidência de Kim Jong-um,caiu no colo dele,assim como as quatro estrelas de general. E como um grande presente que a gente não sabe nem o que fazer,Kim Jong-um,vai brincando com o poder,desconhecendo por completo o perigo que isso pode representar,

Desejoso de unificar a Coréia, pensa que o poder das armas,será suficiente para o objetivo,ledo engano. Devia aprender com a derrota dos E.U.A para Ho Chi Minh . Devia prestar mais atenção,na vitória alcançada por Dwight David “Ike” Eisenhower,que também precisou ganhar simpatia e confiança de aliados,e respeito aos povos e cidades,conquistadas pelas forças de libertação internacional. Devia aprender através da vitória sobre Troia.

Não é intelectualidade que ganha uma guerra,falar mais de um idioma,ou,ordenar um exército de escravos a lutarem. Na primeira oportunidade,a deserção será enorme,e fortalecerá o lado inimigo.
Em primeiro lugar,é preciso conquistar o respeito em casa,ganhar a simpatia e confiança do povo, respeito por mérito e não medo. Ho Chi Minh era respeitado por mérito e simpatia. Seus subordinados e aliados,não o temiam,somente confiavam nele. Era estrategista,mas ouvia opiniões a favor e contra,e nem por isso,executava os que iam contra a sua opinião. Ho Chi Minh,simplesmente provava aos críticos,com argumentos,de que a opinião dele era a mais sensata. E as respostas nas ações de combate,vinham cada vez mais afirmar,que ele era um líder que se fazia respeitar,não por fuzilar companheiros,mas sim,pelas vitórias que se iam somando a cada obstáculo vencido. Dwight David “Ike” Eisenhower,a mesma coisa.

Kim Jong-um tem um objetivo que se quiser alcançar,terá que ganhar não só em casa,como também,na Coréia do Sul,a simpatia de muitos. Quanto mais amor e simpatia ganhar dos seus,e quanto mais sulistas estiverem ao seu lado,mais forte ficará. E de repente com algumas dezenas de soldados dentro de um cavalo de madeira,seja o suficiente.Que esforço a Rússia teve para anexar a Crimeia? Nenhum. Perguntem ao povo da Crimeia se querem ficar fora do domínio russo? Claro que eles não querem. A diferença de postura de Vladimir Putin, é totalmente diferente de Petro Oleksiyovych Poroshenko – presidente da Ucrânia. Vladimir Putin,veio das forças armadas e conhece estratégia de guerra,enquanto Poroshenko é empresário bilionário. Assim,como Kim Jong-um,o presidente da Ucrânia,é intelectual,banqueiro,empresário,cursou universidade,e só conhece estratégia de mercado,que não é a mesma coisa da estratégia de guerra,onde companheiros e inimigos morrem.

O pai de Vladimir Putin,lutou contra as forças nazistas,Porochenko,nasceu em berço de ouro,claro,quem vive,ou viveu na selva,sabe como caçar,e até imitar à voz da sua presa,a fim de atraí-la e abatê-la. E quem nunca viveu na selva,e foi criado em berço de ouro,acha que a estratégia jogada no xadrez é a mesma aplicada no campo de batalha?

Kim,se Ho Chi Minh fosse vivo,diria hoje a você,”guarde às armas,e vá para à rua ajudar os necessitados do seu povo. Se conseguir isso,será a sua primeira grande vitória.”

Fonte : wikipédia.

HO CHI MINH

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s