O NATAL QUE AFUNDOU PARA O PRÉ-SAL.

Por Cimberley Cáspio

70 Fotos de Natal (47)

Esse natal será diferente para o Brasil.Será um natal triste,com cheiro de orfandade.Não há ninguém em que possamos recorrer,onde por causa do petrolão,milhares de brasileiros estão sendo demitidos,e muitos vão ficar sem receber,pois as empresas,para as quais trabalhavam,não receberam da Petrobrás,as quais,também não tem recursos próprios para bancar o prejuízo tsuname provocado pelo roubo na estatal moribunda.

Sonhos e planos de milhares de operários e até executivos das terceirizadas ligadas ao setor de petróleo,foram destruídos.Os presentes para filhos e parentes,as viagens de fim de ano,e a ceia de natal,e até do ano novo,virou fumaça.Como entender tudo isso?Como explicar aos filhos menores,tamanho fracasso? Não foi provocado por uma guerra,e nem por uma epidemia de ebola,e sim,por poucos brasileiros,que destruíram o sonho de milhões.

Assim como a tsuname vai entrando terra a dentro,uma cadeia de prejuízos vai acontecendo indiretamente atingindo até quem estava distante e acreditava que a “água” não chegaria. Mas se a água não chegou ainda,o barulho ameaçador dela,já se faz ouvir.E sabe-se que logo,logo,vai dar de cara com o “monstro”. O monstro da falta de receita,acréscimos das dívidas,e do “não sei o que vou fazer”,diante das dezenas de cobranças,mediante investimentos creditados á febre e á alegria do pré-sal.

Empresas vão sendo fechadas,materiais caríssimos abandonados em seus pátios.Será o fim da Serra Pelada do petróleo? Tantos investiram o que não tinham em cursos técnicos de capacitação para à indústria do petróleo.E agora?Foi dinheiro e tempo perdido?

Queria que fosse o contrário,mas o Wall Street Journal estava certo quando nos criticou pela falta de competência em relação a demora da exploração do pré-sal. Queríamos ser orgulhosos de sermos brasileiros,mas as falhas humanas de gestão pública são gritantes,irresponsabilidade patriótica,traição escandalosa ao país.E nenhum momento houve esforço sequer para tapar permanentemente esses “buracos de ratos” de uma vez por por todas. Com a conivência de todos os poderes constituídos. Com uma Força Armada,que mais parecem soldados de chumbo que de tão pesados,não conseguem sair do lugar.

É isso aí,acabou.A Petrobrás será vendida,e será um milagre se o governo conseguir se sustentar. O que vai acontecer com os causadores dessa e de outras tragédias?Nada. O atual sistema político,é fraco para conter e repelir tubarões. O Brasil é como um ingênuo cardume sendo devorado bem depressa. Por isso,o movimento separatista,ou reformador, precisa acelerar o passo antes que seja tarde demais,pois há rumores fundamentados de que forças internacionais,estão se preparando para não só ter domínio sobre o pré-sal,como também os nossos aquíferos.Soldados israelenses em trajes civis,tem sido vistos no sul da Argentina.E o que isso representa para nós? Não é boa coisa,podem ter certeza.

Espero não ser testemunha de que “desgraça pouca é bobagem.”

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s