OBSESSÃO PELO OURO AMEAÇA A ECONOMIA DA ÍNDIA.

Por Patrik Fonce de QuantShare – editado e reprod.p/Cimberley Cáspio

Quando se trata de consumo de ouro na Índia, não há uma única teoria racional que pareça funcionar. Milhões de indianos vivem com 1,5 dólares ou menos por dia e ainda a Índia é o maior consumidor mundial de ouro. O conceito de elasticidade-preço falha quando submetido a ânsia da Índia para o metal amarelo. Em todo o mundo, os economistas e os governos insistem no aumento da demanda do consumidor para o crescimento econômico, mas na Índia, o rio corre em sentido inverso. O consumo de ouro está dando noites sem dormir para P. Chidambaram, ministro das Finanças da Índia.

A obsessão indiana pelo ouro desafia toda a lógica e raciocínio.E para responder a isso é preciso entender os aspectos históricos e culturais da Índia.

O ouro tem um valor especial para os hindus. Não é apenas um investimento, mas muito mais do que isso. O ouro é uma maneira segura e tradicional de guardar e transferir riqueza de uma geração para a outra. Ele é visto como símbolo de status social, prosperidade, bem-estar e é de grande importância cultural. Casamentos, aniversários, etc, são ocasiões em que nada pode substituir presentear ouro na forma de ornamentos.

Os hindus têm grande ligação emocional com o ouro. O amor pelo ouro não vê preconceitos ou discriminação com base no sexo, classe social, condição econômica ou social, de educação ou como parâmetro. Na verdade, este metal brilhante parece ser uma das poucas coisas que unem a Índia,quase que uma doença, sendo os outros Cricket e Bollywood.

Problemas associados com o consumo de ouro na Índia

Surpreendentemente, a Índia produz quase que nenhum ouro e paga por cada grama da importação maciça de dólares.Não surpreendentemente, o ouro é o segundo maior contribuinte para a conta de importação da Índia. Ele afeta severamente a balança de pagamentos (BdP) do país e é um fator importante por trás do Déficit em Conta Corrente (CAD) .

Chidambaram apareceu revoltado ao dirigir uma conferência de imprensa, no mês passado, onde ele solicitou formalmente os cidadãos indianos a pararem de comprar ouro.Contudo seus esforços passados ​​para conter as importações de ouro não tiveram muito efeito. E não há muito que pode ser feito sobre isso.Obviamente, o seu apelo à nação para impedir a compra de ouro é um resultado a sua irritação com a loucura em relação ao metal. “-Os hindus estão literalmente cortando seus próprios pés, comprando o metal amarelo em quantidades enormes.” Disse o Ministro.

Sendo assim,o velho ditado ” nem tudo que reluz é ouro ” pode ser adequadamente adaptado para “nem tudo que reluz é sempre bom”…Para descrever adequadamente os impactos negativos dessa obsessão brilhante prejudicando toda uma economia de um país.Uma história quase que inacreditável.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s