CRIANÇAS ESCRAVAS SÃO LIBERTADAS PELO GOVERNO

Cecilia Jamasmie – editado e repro.p/Cimberley Cáspio

escravos no México

O Ministério do Trabalho do México fechou mais de 20 minas de carvão devido a uma investigação sobre o trabalho infantil ilegal, após inspeções de pressão em 200 operações entre dezembro de 2012 e fevereiro deste ano,onde flagraram crianças trabalhando como escravas,que segundo técnicos do órgão,”a visão do estado das crianças,foi estarrecedora.”

Segundo a agência de notícias local Notimex ( em espanhol ) , o Ministério do Trabalho,junto com a polícia,além de libertar as crianças e conduzi-las a órgãos oficiais ligados ao setor estatal responsável pelo menor, está preparando um projeto de lei que visa totalmente erradicar a prática de alto risco e trabalho escravo, particularmente no estado de Coahuila, que detém 80% dos depósitos de carvão do país.

As minas de Coahuila são notáveis por serem particularmente perigosas,com notícias constantes de túneis que desabam e explosões de gás metano, comuns na área do norte, que faz fronteira com o Texas.

De acordo com grupos mexicanos de direitos humanos, uma vez que a infiltração do cartel de drogas Los Zetas na indústria se confirmou, sendo famoso pela violência e temido no México, os mineiros não estão mais autorizados a utilizar os protocolos de segurança limitados que anteriormente tinham acesso, tornando o ambiente ainda muito mais perigoso .

Os Zetas, fundado por membros desertores das Forças Especiais do México, são considerados por especialistas como o primeiro cartel a fazer uma incursão no setor de mineração do país.

A quadrilha domina as minas de carvão através de seus próprios trabalhadores mal pagos,comprando e escravizando crianças sem nenhuma alternativa de vida…forçando-as a trabalharem nas minas, onde o carvão é revendido a uma empresa estatal,suspeita de estar ligada aos Zetas, com um lucro 30 vezes maior do que o investimento inicial.

Baseado em estimativas através de Los Angeles , os lucros do cartel de mineração de carvão em Coahuila pairaram cerca de $ 25 milhões por ano.

Cortesia da imagem da Fundação Harmonia

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s