COLÔMBIA : AS FARC DESCARTA COCAÍNA E FOCA OURO COMO FONTE DE GUERRILHA.

Cecilia Jamasmie – editado e reprod.p/Cimberley Cáspio

ouro das farc

As forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e uma nova geração de traficantes (conhecida localmente Como “Bacrims”) estão cada vez vais se voltando a mineração de ouro para financiar seus atos terroristas, confirmou o coronel Hector Paez, diretor interino da divisão policial rural do País.

Em entrevista à Bloomberg, na semana passada, Paez disse “que os lucros atuais de mineração ilegal de ouro são cinco vezes maiores que os retornos de cocaína,onde
um quilo de cocaína chega a valer cerca de 2.570 na selva colombiana,um quilo de ouro vale 19 vezes mais, ou…semelhante a preços no mercado mundial.”

O ouro, que caiu abaixo de 1.300 dólares a onça pela primeira vez desde Setembro de 2010 em Nova York, na quinta-feira, tornou-se a principal exportação da Colômbia,depois do petróleo e carvão.

Contudo,desde que o governo colombiano e representantes das FARC começaram negociações de paz face-a-face em novembro de 2012, aqueles que vivem nas áreas controladas pelos rebeldes,que vem acompanhando tudo de perto,relataram que “a mineração e a silvicultura são controladas pelas gangues criminosas das Farc “.

Richard Moreno,consultor jurídico de uma ONG que defende o desenvolvimento social,do departamento de Choco, conhecido por sua grande população afro-colombiana,também revelou que:”Se Você não entregar pagamentos de extorsão, você não trabalha.”

A economia da Colômbia, a quinta maior da América Latina, cresceu quatro vezes mais rápido que o Canadá nos últimos anos, com a quadruplicação de investimentos estrangeiros Entre 2002 e 2008.

O país detém vasto recursos naturais inexplorados de carvão, ouro, prata e petróleo … e o governo vem tomando agora, uma série de medidas para impulsionar o setor, que atualmente responde por apenas 2% da economia da Colômbia. No entanto,estão em áreas dominadas pelas FARC,onde não só tem uma presença forte,porém mantém aperto no controle das atividades de mineração,como MINING.com informou em dezembro.

Diante disso,o presidente Juan Manuel Santos,prometeu tornar mais fácil adquirir autorizações legais para a exploração,onde pelo menos ainda há 6.000 minas na Colômbia atualmente consideradas ilegais.

O Parlamento está definido discutir um Projeto de Lei que visa tornar a mineração ilegal um crime punido pelo código penal do país.

Enquanto especialistas dizem que essas ações podem ser uma chave para o enfraquecimento dos rebeldes na mineração, concedendo aos mineiros,os meios para denunciar a extorsão,sem temer consequências terroristas e legal.

Imagem: Os membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) POR PressTV

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s