ACUSAÇÃO DE SUBORNO NAS OLIMPÍADAS DE PEQUIM 2008

Cecilia Jamasmie 17 de junho de 2013 – Editado e reprod.p/Cimberley Cáspio

Pequim 2008

(ASX, NYSE: BHP, LON: BLT) A gigante mineradora BHP Billiton está envolvida em um suposto caso de suborno de vários milhões de dólares da empresa nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, .Segundo o jornal australiano, que obteve documentos confidenciais via Liberdade de Informação leis, tanto a Polícia Federal Australiana (AFP) ea Australian Securities and Investments Comissão (ASIC) fracassada sonda por não realizar qualquer investigação aprofundada depois que os EUA se refere a caso a eles em maio de 2010.

Nessa época, a BHP forneceu os materiais para o ouro, prata e bronze das medalhas usadas em Pequim e revelou que estava conduzindo sua própria investigação interna em resposta às questões das autoridades norte-americanas.

Segundo o relatório,a empresa tinha descoberto evidências “sobre possíveis violações das leis anti-corrupção ​​que envolvem interações com funcionários do governo.” Todavia,a gigante mineradora não revelou o nome do país ou os projetos envolvidos e agora abandonados.

Em março deste ano, a AFP e autoridades norte-americanas confirmaram que eles estavam investigando reclamações contra a BHP de fornecer incentivos, hospitalidade e presentes a funcionários públicos estrangeiros chineses e outros bens… na época da Olimpíada de Pequim 2008 quando o comitê estava aceitando pedidos de patrocínios.

Também veio à tona uma investigação paralela,a qual, estava olhando um negócio de mineração da BHP abortado e que supostamente envolvia corrupção, o qual, foi supervisionado pelo primeiro-ministro do Camboja e strongman Hun Sen.

Quando perguntado sobre o segundo caso, a AFP não quis explicar por que o caso BHP foi fechado no final de 2011, sem uma investigação…e 16 meses depois das autoridades americanas terem encaminhado o caso para eles, relata The Age.

Os documentos divulgados mostram que, em maio de 2010, os investigadores dos EUA notificaram a AFP que tinham provas de que a mineradora gigante “pagou subornos a funcionários públicos estrangeiros.”E exatamente um ano depois, a AFP encaminhou o caso para ASIC, que também não realizou investigações aprofundadas sobre o assunto.

Imagem: ChameleonsEye / Shutterstock.com

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para ACUSAÇÃO DE SUBORNO NAS OLIMPÍADAS DE PEQUIM 2008

  1. Kylie disse:

    Awesome article.Really thank you! Fantastic.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s