PELO MENOS MIL PÊNIS SÃO AMPUTADOS POR ANO,NO PAÍS.

reprod.p/ Cimberley Cáspio

O professor Mauro Romero Passos, da Universidade Federal Fluminense e vice-presidente da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), fez um alerta, em Belém,no Fórum Saúde da Mulher no Século 21 – Avanços e Desafios, no Hotel Crowne Plaza, evento promovido pelo governo federal por meio do Instituto Ação Responsável, reunindo 250 participantes: “Cuidar do homem é cuidar da mulher ou cuidar da mulher é cuidar do homem, porque a saúde de um está relacionada à saúde do outro. No caso do HPV, uma DST, temos um quadro de que a cada ano mil pênis são amputados no País, somente pela rede SUS, e 60% desses casos têm origem no HPV, que evolui para o câncer. As regiões Norte e Nordeste têm o maior número de casos de câncer de pênis e de colo de útero, originados pelo HPV, ou seja, atinge o colo, o ânus e o pênis, pessoas de todas as orientações sexuais”, disse o pesquisador.

Passos lembrou que se previne a doença com preservativos ou vacina, que somente está disponível na rede privada e em alguns municípios. “Falta o governo brasileiro implantar essa vacinação contra o HPV na rede pública e a sociedade definir quais são as suas prioridades e cobrar ações do Poder Público”,disse.

O Pará é o Estado do Norte com o maior número de casos de câncer de colo de útero e que tem como grande vilão o HPV, o papilo mavírus humano, daí o Fórum como disseminador de ações preventivas e combate a esse e outros tipos de câncer no Estado.

O deputado federal Zenaldo Coutinho, chefe da Casa Civil, compôs uma das mesas do evento e fez questão de destacar o envolvimento das esferas públicas e privadas, como forma de pressionar o governo a disponibilizar a vacina anti HPV para as mulheres de todo o Brasil, já que ela só está disponível na rede privada. “Não precisa de lei para integrar a vacina na rede pública de saúde. Nós podemos antecipar e evitar a morte de milhares de mulheres, principalmente aqui no Norte, onde o número de casos é o maior do País”, disse.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para PELO MENOS MIL PÊNIS SÃO AMPUTADOS POR ANO,NO PAÍS.

  1. Ava disse:

    What’s Going down i’m new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely helpful and it has helped me out loads. I am hoping to give a contribution & help other customers like its aided me. Good job.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s