2.600 HORAS,É O TEMPO QUE SE LEVA NO BRASIL,PARA PAGAR IMPOSTOS

 

ANA KREPP – FOLHA DE SÃO PAULO

Pela segunda vez consecutiva, o Brasil ganhou o título de pior lugar da América Latina para as empresas que precisam pagar impostos, em ranking que mede 18 países da região, elaborado pela publicação “Latin Business Chronicle’s”.

São considerados quatro fatores: impostos corporativos, impostos como uma porcentagem dos lucros, o número de formulários de declarações fiscais e o tempo gasto para preenchê-las todos os anos.

É o quesito tempo que afunda o desempenho brasileiro. A carga tributária, de 34%, é significativamente maior que a do Chile, o primeiro colocado, com 18,5%.

Mas Argentina e Honduras, que batem em 35%, superam o Brasil no ranking porque suas empresas gastam menos tempo para ficar em dia com o fisco. Em Honduras, são necessárias 224 horas por ano, na Argentina, 415.

No Brasil, são necessárias 2.600 horas, o equivalente a 3,6 meses. Se cada empresa tivesse apenas um funcionário responsável por essa tarefa, ele levaria 325 jornadas de oito horas para cumprir toda a burocracia fiscal.

Se folgasse apenas aos domingos e trabalhasse aos sábados e feriados, um ano não seria suficiente para ficar em dia com o fisco.

As medidas comparativas referem-se ao primeiro semestre deste ano e foram obtidas no Banco Mundial, na consultoria KPMG e na Fundação Heritage.

LANTERNA MUNDIAL

“A redução do tempo que se gasta declarando impostos melhoraria de imediato a posição do Brasil”, afirma Santiago Gutierrez, editor-executivo do grupo Latin Trade, responsável pelo estudo.

Segundo Gutierrez, um bom exemplo a ser seguido é a Colômbia, que “pretende baixar o Imposto de Renda e reduzir de sete para três o número de alíquotas do IVA [imposto sobre valor agregado]”.

Segundo a publicação, considerando valores, pesos e complexidade, o Brasil tem um dos piores sistemas tributários do mundo.

E chegou a uma situação insustentável em que,empresas estrangeiras interessadas em investir no Brasil encontram dificuldades para entender como funciona o sistema tributário.

“Uma empresa de ‘trading’ de commodities encerrou as negociações com o Brasil por conta dos tributos. No último ano, sete empresas que iríamos assessorar não entraram no Brasil”, diz Rejiane Prado, sócia do escritório Emerenciano, Baggio e Associados.

Dois negócios para os quais o escritório de Rejiane prestava serviços tiraram o parque industrial do Brasil.

“Elas [empresas] acharam mais barato fazer o produto fora e importar depois.”

O presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), João Olenike, acredita que a desoneração tributária sem aumento da base de cálculo e sem a criação de novos tributos pode ser feita aos poucos.

Para compensar a eventual perda de arrecadação, os cofres públicos poderão contar com impostos recolhidos por empresas que sairão da informalidade e com investimentos estrangeiros que, segundo ele, devem aumentar consideravelmente.

COMPLEXO E DELICADO

A cobrança dos tributos no Brasil é delicada porque não garante segurança jurídica às empresas. Um mesmo fato gerador pode ser tributado pela União, pelo Estado e pelo município ao mesmo tempo.

O professor de direito tributário da PUC Fábio Soares de Melo considera o sistema complexo porque as “obrigações de apuração que seriam do fisco têm sido transferidas para o contribuinte”.

A instabilidade da legislação permite que tributos sejam aumentados de um dia para o outro, o que gera incerteza no investidor. Cerca de 30 normas tributárias são editadas por dia no país.

“O sistema tributário brasileiro tem problemas como todos do mundo. A Constituição de 1988 é muito analítica, entra em muitos pormenores e confunde regras como se fossem princípios”, diz Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal.

Outra marca da tributação empresarial é o recolhimento de impostos sobre o faturamento, e não sobre o lucro.

“As empresas pagam por ano R$ 14,7 bilhões em juros pelo buraco entre o pagamento de tributos e o recebimento de vendas”, diz José Ricardo Roriz, diretor da Fiesp.

“O produto brasileiro perde competitividade com produtos menos taxados”, afirma o dirigente industrial.

OUTRO LADO

O secretário da Receita Federal, Carlos Barreto, discorda da avaliação de que o Brasil possui o pior sistema tributário da América Latina, mas afirma que são necessárias melhorias.

Diz estar “promovendo simplificações e desonerações tributárias, para ampliar a competitividade da indústria nacional, além de incentivos aos investimentos e às regularizações de empresas”.

Cita ainda “a desoneração paulatina da folha de pagamento”. (ANA KREPP)

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

12 respostas para 2.600 HORAS,É O TEMPO QUE SE LEVA NO BRASIL,PARA PAGAR IMPOSTOS

  1. thanks for the nice post. i am expecting some different idea from your side. you always represent some new thought in your post. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Curtir

  2. i will get in touch with this post and site as well , giving this kind of post is really happy. looking for someone here. anyway waiting for another post here. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Curtir

  3. thanks for informative post. i am pleased sure this post has helped me save many hours of browsing other similar posts just to find what i was looking for. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Curtir

  4. hi nice post, i have to comment to say your website is awesome, i’m glad i found your blog. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Curtir

  5. great post & good information. i would like to see more of these. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Curtir

  6. everything is very open and very clear explanation of issues. it contains truly information. your website is very useful. thanks for sharing. looking forward to more! lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Curtir

  7. it was nice to read your blog. the thoughts are very well laid out and it was refreshing to read. i was able to find the information that i was looking for. thanks. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Curtir

  8. you know how to take the attention of the readers with such good ideas. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s