CAÇADA DESENFREADA AO BOTO DO AMAZONAS

Por Cimberley Cáspio

Sem poder resistir a força do trator capitalista,o boto cor-de-rosa,vai diminuindo a cada ano que passa.Cerca de 10% de sua espécie vai desaparecendo anualmente frente a uma caçada desenfreada em busca da sua carne e outros ingredientes do seu organismo,que se transformam em preparados milagrosos para a saúde humana,segundo os vendedores,nas bancas do mercado ver-o-peso  em Belém do Pará,enquanto outra parte da carne do boto,também é exportada em toneladas para a Colômbia.O que infelizmente,tal caçada ao boto cor-de-rosa,já fez com que em algumas áreas selvagens dos rios da Amazônia ,onde se era possível vê-los,já não é mais…desapareceram por completo.

O boto cor-de-rosa,mesmo sendo protegido por lei,está totalmente desprotegido e facilmente exposto a sua pesca predatória,pois o IBAMA reclama de deficiência humana operacional para fazer valer a lei,argumentando em seus quadros,um número irrisório de fiscais frente a uma região tão vasta e ao mesmo tempo,perigosa.Região essa,onde na verdade,a lei não chega e a tradição é forte;e a lei que vale,é a lei da bala.Pois uma coisa é estar sentado nos sofás confortáveis dos gabinetes em Brasília e outra é pisar nos charcos amazônicos fiscalizando,buscando e fazendo apreensões.

E enquanto a lei que se faz no centro,verifica se é forte pra atuar no norte,muitos compostos engarrafados com produtos do boto cor-de-rosa,continuam sendo vendidos livremente no famoso mercado de Belém do Pará e sua caçada segue desenfreada…quem vai quebrar tão longa tradição?O que prova que existem duas nações dentro de uma,o Brasil do norte com suas leis e tradições e o Brasil do sul que mais parece um irmão de nariz em pé que tá nem aí pro irmão do norte,”farinha pouca,meu pirão primeiro”.Talvez o irmão do sul esteja certo,afinal…já perdemos o Amazonas mesmo…e proteger espécies em extinção seja mesmo realmente uma batalha perdida… e no futuro  veremos o boto cor-de-rosa,somente através de fotos,pois não é a primeira e nem será a última espécie animal a desaparecer…e viva o capital!!

Fonte:National Geografhic

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

5 respostas para CAÇADA DESENFREADA AO BOTO DO AMAZONAS

  1. well i think this topic is very interesting, but it’s also complexing to discuss about it. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Curtir

  2. thanks to people like you that all newbie have the opportunity to understand something they would like to know but don’t know where to find it. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Curtir

  3. Emily disse:

    Wohh just what I was seeking, welcome the idea for putting cheery. Thanks.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s